Assistência Técnica

acesse o formulário para solicitação Assistência Técnica

• Diagnóstico da Empresa Rural
• Planejamento
• Gerenciamento
• Auditoria



Diagnóstico da Empresa Rural
O primeiro passo para se iniciar um sistema de gerenciamento adequado é o diagnóstico da propriedade. É através do diagnóstico que levantaremos informações sobre histórico recente da fazenda, de como ela está atualmente e qual o planejamento mais adequado para a sua situação.

O diagnóstico é uma “fotografia” da situação zootécnica e econômica da propriedade em um determinado momento.

Etapas para desenvolvimento do diagnóstico:

Mapeamento da Área
Mapeamento da área total e área de cada piquete da propriedade. É a ferramenta utilizada para levantar área ocupada e localização de rios, córregos, açudes, além de mensurar a capacidade de lotação da propriedade de acordo com o tamanho de cada piquete, disponibilidade forrageira e capacidade de aguada.

Diagnóstico Forrageiro
Levantamento do nível de infestação da pastagem e da condição da pastagem, com o intuito de mensurar a capacidade de lotação da pastagem e de programar o sistema de planejamento e intensificação da propriedade.

Levantamento de Infra-Estrutura
Este levantamento tem por objetivo avaliar a infra-estrutura disponível, como cercas e currais e as condições necessárias para o eventual projeto posterior de intensificação. Permite, ainda, o planejamento de manutenção e reparos dos itens que não estiverem em bom estado de conservação.

Levantamento de Benfeitorias
O levantamento de benfeitorias é importante para avaliar o patrimônio da propriedade, para realizar os cálculos de depreciação dos bens, pois são fatores importantes nos custo de manutenção da propriedade e, ainda, para planejar a necessidade de investimentos neste setor.

Inventário do Parque de Máquinas
Como o custo de maquinário representa boa parte dos custos da fazenda, o inventário do parque de máquinas é importante para embasar os cálculos da depreciação dos bens, do custo de manutenção, do consumo de combustível, bem como da hora- maquina- trabalhada na fazenda.

Levantamento do Estoque Pecuário
O inventário do estoque pecuário é importante para avaliarmos parte do histórico da propriedade, como o levantamento das taxas de natalidade e de mortalidade.
Através do inventário do estoque pecuário, o rebanho será distribuído por categoria, por lote e setor. Com isso, podemos avaliar a composição do rebanho, avaliar a lotação da fazenda e realizar a estimativa da evolução do rebanho, com o intuito de realizarmos o planejamento de aquisição de animais e o planejamento de vendas.

Diagnóstico Reprodutivo
Com o intuito de levantar o prognóstico reprodutivo da fazenda, o médico veterinário fará a avaliação do escore corporal, exame ginecológico e diagnóstico de gestação.

Esse procedimento permite estimar as taxas reprodutivas anteriores e prever qual a taxa reprodutiva do ano em questão. Planejando portando venda e aquisição dos animais.

Inventário do Estoque Mineral
O inventário do estoque mineral se faz necessário para se controlar o consumo do sal mineral, levantar eventuais perdas e para programar a previsão de compras.

Inventário do Estoque de Medicamentos
É uma medida importante como monitoramento dos custos e como programação para as novas aquisições.

topo


Planejamento
Após a obtenção do diagnóstico, o próximo passo a ser realizado é o planejamento da propriedade. Ele tem o intuito de programar a operação da fazenda por mais de 5 anos. Dessa forma, podemos prever resultados e agir corretivamente diante dos imprevistos.

Etapas do Planejamento:

Planejamento Zootécnico
O diagnóstico da propriedade nos fornece dados sobre os índices zootécnicos que serão utilizados para o planejamento da propriedade.

Dados como natalidade, fertilidade, mortalidade, ganho médio diário, condição de pastagens e distribuição do rebanho são fundamentais para planejarmos a evolução do rebanho bem como o planejamento da aquisição e vendas dos animais.

Planejamento Administrativo-Financeiro
Através do planejamento zootécnico, elabora-se todo o planejamento administrativo-financeiro, que será realizado a partir da evolução do rebanho.
É através do planejamento administrativo-financeiro que serão elaboradas metas para o ano como:
• Planejamento de receitas
• Planejamento de despesas
• Planejamento de investimentos

topo


Gerenciamento
Após o planejamento da propriedade, utilizamos o gerenciamento como forma de monitoramento para que as metas sejam cumpridas e para termos controle de todas as movimentações nos estoques levantados no diagnóstico.
Etapas do Gerenciamento:

Controle da Movimentação do Estoque Pecuário
Levantam-se informações como entradas (compras, nascimentos, transferências entre fazendas, transferência de categorias e transferência entre setores) e saídas (mortes, vendas, transferências entre fazendas, transferência entre categorias e transferências entre setores).

Este controle nos ampara diante de perdas e furtos no rebanho.

Controle de Estoque de Medicamentos
Aqui são levantadas informações referentes a real quantidade de medicamentos presentes na farmácia da fazenda, bem como sua utilização e aquisição. Este controle é importante para programar a compra de medicamentos e vacinas, de acordo com a utilização do mesmo, evitando assim a falta/excesso de determinado produto.

Controle Reprodutivo
O controle reprodutivo é realizado periodicamente, de acordo com a estação reprodutiva utilizada na propriedade.

Os dados coletados são indicativos da condição reprodutiva dos animais, como, por exemplo, o diagnóstico de gestação ao final de uma estação de monta, índices de fertilidade relacionados a protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), acompanhamento da condição dos ovários das matrizes, para determinar possíveis problemas reprodutivos e propor uma solução antes de prejuízos maiores, análise do número de bezerros desmamados em relação ao número de fêmeas expostas à reprodução, entre vários outros. Não só as fêmeas são avaliadas, mas os reprodutores também são submetidos a exames andrológicos, para comprovar a eficiência reprodutiva do mesmo.

Este controle oferece inúmeras vantagens, pois a etapa que compreende a cria é o início de todo o processo produtivo na propriedade e é importante obter bons resultados nesta fase. Com um controle reprodutivo regular é possível corrigir erros antes que eles possam acarretar resultados diferentes ao planejado.

Controle do Estoque Combustível
Avalia-se o consumo de combustível, bem como para que atividade está sendo utilizado. A compra pode ser programada de acordo com o consumo médio de cada equipamento por hora trabalhada e a duração de cada atividade.

Controle de Mineralização
Este controle avalia o consumo de suplementos minerais por lote, a movimentação do estoque mineral e o consumo dos suplementos. Desta forma, as compras de minerais ficam mais precisas e eventuais perdas e falhas no consumo serão devidamente diagnosticadas e, em seguida, corrigidas.

Controle Administrativo-Financeiro
No controle administrativo financeiro, há um monitoramento das metas pré-estabelecidas, bem como o controle dos seguintes itens:
• Custos Fixos
• Custos Variáveis
• Custo da Matriz
• Custo do bezerro desmamado
• Custo da @ produzida
• Custo da UA/mês
• Faturamento/ha
• Fluxo Líquido de Caixa

Controle Zootécnico
Através do controle zootécnico há um monitoramento do controle reprodutivo, controle de pastagem e controle nutricional.

topo


Auditoria
O último passo a ser realizado dentro da propriedade é a auditoria. Tem a finalidade de amparar o técnico e o proprietário quando as metas não estiverem sendo atingidas ou quando existir divergências nos resultados do escritório e os resultados a campo, indicando falhas ou furtos.

Etapas da Auditoria:

Inventário do Estoque Pecuário
Esta etapa da auditoria é uma das mais importantes, ela consiste em levantar todo o rebanho da fazenda, incluindo uma triagem dos lotes, por categorias, idades e mês de nascimento.

Este procedimento permite verificar se há divergências com relação ao estoque pecuário e se as ocorrências como morte, nascimento, compra e venda.

Inventário do Estoque Mineral
Levanta-se o estoque e a movimentação do estoque mineral, buscando falhas no consumo, perdas ou roubo.

Inventário do Estoque de Combustível
Tem o mesmo objetivo do estoque de mineral, porém no inventário do estoque de combustível há um segundo levantamento do parque de máquinas e dos tratoristas.

Inventário do Administrativo-Financeiro
Faz-se o levantamento de todos os desembolsos e receitas obtidas no ano, quando existir algum desajuste no caixa da empresa rural.

topo


Solicitação de Assistência Técnica

  1. obrigatório
  2. obrigatório
  3. obrigatório
  4. obrigatório
  5. obrigatório
  6. obrigatório
  7. obrigatório
  8. obrigatório
  9. profissão







  10. obrigatório
  11. serviço de interesse
  12. obrigatório
  13. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days